Fique por dentro

Assine e receba, todo dia 30, novidades do PL 2789/2023 e as principais notícias sobre segurança viária

Apoio ao PL 2789/2023 movimentam ciclistas de todo o país em Brasília

Texto original em Ciclocidade

Entre os dias 4 e 8 de setembro, Brasília sediou o Bicicultura 2024 e o 13º Fórum Mundial da Bicicleta. Os eventos levaram mais de 300 pessoas de nove países à capital federal e contaram com uma agenda de debates, rodas de conversa, oficinas, passeios ciclísticos, intervenções urbanas, atividades esportivas e culturais. A organização foi da ONG Rodas da Paz com apoio da União de Ciclistas do Brasil (UCB).

Projeto de Lei 2789/2023, iniciativa da sociedade civil organizada que tem como objetivo adequar os limites de velocidade em centros urbanos e fiscalizar de forma mais eficiente os excessos de velocidade, foi um dos destaques da programação. 

As ações em apoio ao projeto foram encabeçadas pela UCB e Ciclocidade, e contaram com a contribuição de diversas entidades que compreendem a importância da iniciativa para salvar vidas no trânsito brasileiro. Veja como foi!

Reuniões com assessorias de Deputados Federais

Na tarde de quarta-feira, 4 de setembro, antes da cerimônia de abertura dos eventos, representantes de diversas organizações apoiadoras do PL 2789/2023, das cinco regiões do país, reuniram-se com assessores de Deputados Federais que trabalham com a pauta da segurança viária.  

As conversas tiveram como objetivo principal encontrar estratégias para a desapensação do projeto de lei para que ele não tramite junto a outros quase 300 PLs, visto que muitos deles não estão alinhados ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. 

As reuniões aconteceram nos gabinetes de Camila Jara (PT/MS), Carol Dartora (PT/PR – coautora do projeto), Erika Hilton (PSOL/SP), Fernanda Melchionna (PSOL/RS – coautora do projeto), Gerlen Diniz (PP/AC – coautor do projeto), Hugo Leal (PSD/RJ) e Dr. Luizinho (PP/RJ). No dia seguinte, a conversa foi com a assessoria da Dep. Sâmia Bomfim (PSOL/SP), também coautora do PL 2789/2023. 

Bicicultura Brasília 2024

A 11º edição do Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo, o maior evento anual de celebração do uso da bicicleta nas cidades brasileiras, contou com duas atividades relacionadas ao Projeto de Lei 2789/2023 em sua programação oficial. 

No dia 5 de setembro pela manhã, o “Pedalando pela segurança viária: mobilização ao Congresso Nacional” saiu do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília. 

A atividade foi organizada por Ricardo Neres Machado, Diretor Geral da Ciclocidade, e levou mais de 30 ciclistas até a Praça dos Três Poderes para a produção de uma foto que alerta para o principal fator de risco no trânsito brasileiro: as altas velocidades.

O projeto de lei também foi tema de uma roda de conversa na sexta-feira. Erica Telles, da UCB, apresentou um panorama geral da incidência política pela readequação de velocidades nos centros urbanos brasileiros. Ricardo, por sua vez, falou sobre as estratégias de engajamento e promoção do apoio ao PL 2789/2023, trabalho de relacionamento com outras organizações que ele realiza pela Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo. O painel também contou com a palestra “O desafio de organizações sociais na incidência na política pública”, da equatoriana Sofía Gordón.