Fique por dentro

Assine e receba, todo dia 30, novidades do PL 2789/2023 e as principais notícias sobre segurança viária

Setembro de Mobilidade: Ciclocidade, UCB e FTMG ampliam incidência pelo PL das Velocidades Seguras

O mês de setembro, dedicado à mobilidade, foi marcado por uma intensa agenda de ações das organizações que atuam em defesa do PL das Velocidades Seguras (2789/23). Ciclocidade, Fundação Thiago de Moraes Gonzaga (FTMG) e União de Ciclistas do Brasil (UCB) estiveram presentes em diferentes eventos pelo país, fortalecendo o debate sobre readequação de velocidades e fiscalização como medidas essenciais para salvar vidas no trânsito.

Bicicultura em Niterói/RJ (04 a 07/09)

Ricardo Machado (Ciclocidade) e Ana Carboni (UCB) | Foto: Paulo Victor/Divulgação Bicicultura

Durante o Bicicultura, maior encontro nacional de mobilidade por bicicleta, realizado em Niterói/RJ, a pauta das velocidades seguras esteve presente em diversos momentos:

  • Oficina de Advocacy Local por Velocidades Seguras (05/09), conduzida por Ciclocidade (Ricardo Machado) e UCB (Ana Carboni e Érica Teles), com o propósito de capacitar participantes em estratégias de mobilização cidadã pela redução de velocidades.
  • Engajamento e incidência no Congresso (05/09), apresentação de Ricardo Machado (Ciclocidade), destacou a mobilização realizada no Bicicultura 2024 em Brasília, que envolveu coletivos e organizações em ações no Congresso.
  • Benchmarking internacional sobre fiscalização por velocidade média (05/09), também apresentado por Ricardo Machado, trouxe resultados inéditos de estudo da Ciclocidade sobre a adoção da medida em 28 países, com evidências de sua eficácia e justiça na fiscalização.
  • Velocidades Mais Seguras, Ciclismo Mais Seguro (05/09), apresentada por Ana Carboni (UCB), abordou a construção colaborativa da Campanha Nacional de Segurança no Trânsito 2025, que adota pela primeira vez no Brasil a abordagem do Sistema Seguro.

Agenda em Salvador/BA (10 a 12/09)

Integrantes das organizações apoiadoras do PL das Velocidades Seguras (Foto: Ricardo Machado/Ciclocidade)

Entre os dias 10 e 13 de setembro, Ciclocidade, UCB e Fundação Thiago de Moraes Gonzaga estiveram reunidas na cidade de Salvador para uma série de atividades estratégicas. A agenda começou com reuniões com as lideranças da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, no dia 10/09.

Na sequência, no dia 11/09, as organizações participaram do 4º Fórum Internacional de Fiscalização e Segurança Viária, promovido pela Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária Global (BIGRS), a Global Road Safety Partnership (GRSP) e a Transalvador Superintendência de Trânsito de Salvador. O encontro, voltado para agentes de trânsito da cidade, trouxe exemplos de experiências internacionais de fiscalização de motocicletas, além de debates sobre estratégias de abordagem e aprimoramento da fiscalização no Brasil. Ao final, Ana Carboni (UCB) fez uma intervenção rápida, apresentando o PL das Velocidades Seguras (2789/23), seus principais objetivos, as mudanças propostas para o CTB e distribuiu materiais informativos sobre a proposta.

Fechando a passagem pela capital baiana, no dia 12/09, Ana Carboni (UCB) representou as organizações que apoiam o PL 2789/23 no XXV Encontro Nacional do Transporte Alternativo e Complementar, organizado pela FENATRAL – Federação Nacional dos Transportes Alternativos, ampliando o diálogo com operadores de transporte e representantes de entidades ligadas ao setor sobre a importância da redução de velocidades para um trânsito mais seguro.

Seminário do Ministério Público da União (18/09)

Ana Carboni (UCB) | Foto: Divulgação/ESMPU

Em Brasília/DF, Ana Carboni (UCB) participou do seminário “A participação social na política de mobilidade urbana”, promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). No painel “Mobilidade ativa: a pé e por bicicleta”, trouxe a perspectiva do PL das Velocidades Seguras como instrumento para garantir cidades mais seguras e inclusivas.

Parque da Mobilidade Urbana em São Paulo/SP (24/09)

Parque da Mobilidade Urbana | Foto: Eduardo Bohn

No dia 24/09, em São Paulo/SP, Ricardo Machado (Ciclocidade) apresentou, no Parque da Mobilidade Urbana, evento que aconteceu junto ao  Connected Smart Cities (CSC), os resultados do estudo de benchmarking sobre fiscalização por velocidade média. A exposição integrou o painel “Velocidades e Medidas Moderadoras para Segurança Viária”, ao lado de representantes da Vital Strategies, do Detran-SP e da WRI, destacando evidências técnicas que reforçam a necessidade de atualização da legislação brasileira.

Parque da Mobilidade Urbana | Foto: João Pedro Boechat/Niterói de Bicicleta

O projeto Vias Seguras, da UCB, foi finalista no Prêmio do Parque da Mobilidade, recebendo menção honrosa na categoria Segurança Viária durante o Connected Smart Cities (CSC).

Conferência do NUITRAN na UFRGS (27/09)

8ª Conferência do Núcleo de Infraestrutura e Trânsito (NUITRAN)

Encerrando o mês, no dia 27/09, a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga foi representada por Gabriela Teló na 8ª Conferência do Núcleo de Infraestrutura e Trânsito (NUITRAN), realizada na UFRGS. O evento reuniu especialistas e pesquisadores de todo o país para discutir soluções de segurança viária, tendo a velocidade como tema central. A participação da Fundação reforçou a importância de aproximar o debate acadêmico da incidência política, fortalecendo a defesa do PL 2789/2023.

Um mês de mobilização

As participações ao longo de setembro demonstram como a sociedade civil organizada vem fortalecendo a pauta das velocidades seguras em diferentes frentes, da formação cidadã às articulações políticas, passando pela produção de evidências técnicas. Ciclocidade, FTMG e UCB, seguirão ampliando essa agenda, para que o Congresso Nacional avance na aprovação do PL 2789/2023.